Blog Educação Ambiental, Acessibilidade
e Inclusão Social

< Voltar

Flores e bichos colorem o PEI

Chegou a primavera! Estação do ano conhecida pelo florescimento das plantas e pela renovação da vegetação, período que marca uma série de mudanças no comportamento da fauna e flora nos mais diferentes biomas naturais no hemisfério sul, inclusive na Mata Atlântica do Parque Ecológico Imigrantes (PEI).

A primeira mudança é que os dias ficam mais iluminados e mais longos que as noites. Os animais renovam a vida e iniciam a fase de reprodução. Muitas espécies de aves migratórias retornam e isso leva a um aumento na atividade – um espetáculo fascinante para os observadores de pássaros.

No PEI, muitas plantas começam a brotar e florescer, o que cria uma explosão de cores à medida que as flores desabrocham. Uma variedade de árvores, arbustos, lianas e plantas herbáceas produzem flores coloridas, tornando a floresta mais vibrante.

tornando a paisagem mais vibrante. Um exemplo é o das árvores caducifólias, como a jabuticabeira, nativa da Mata Atlântica, que desenvolve novas folhas. Já outras plantas que hibernaram durante o inverno emergem novamente.

No caso dos manacás-da-serra, umas das plantas mais bonitas e marcantes do parque, a exuberância da sua florada só tem início no verão, entre os meses de novembro e fevereiro, podendo se estender em determinadas regiões.

Na primavera é possível ouvir e sentir a maior atividade da fauna local. Com o aumento da temperatura, os animais se tornam mais ativos com espécies que buscam parceiros para a reprodução.

Foto: Araponga – Rudimar Narciso Cipriani

É um momento importante para a frutificação de muitas árvores e plantas na Mata Atlântica. Isso fornece alimento para uma variedade de animais, incluindo pássaros, mamíferos e insetos. Por esse motivo conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação das florestas para a vida no planeta é algo fundamental

Nesse contexto, é necessário destacar a relevância dos biomas naturais na produção de oxigênio, na preservação da biodiversidade, na regulação do clima e na melhoria da qualidade do ar.

Com as atividade que desempenha, o PEI contribui com o processo de educação ambiental e no seu papel essencial na conservação do ecossistema, bioma e no abrigo da biodiversidade.

< Voltar