Jacutinga, uma espécie em via de extinção
imagem: conexão planeta
A Jacutinga (Aburria jacutinga), também chamada jacuapeti, jacupará e peru-do-mato, é uma ave que habita as florestas da Mata Atlântica, como as do PEI. A espécie está em via de extinção devido ao desmatamento e a caça predatória. Sua população foi drasticamente reduzida e desapareceu na maioria dos lugares onde era abundante.
O nome Jacutinga se origina da junção dos termos tupis ya’ku (jacu) e tingu (branco), significando, portanto, “jacu branco”, numa referência às penas brancas no topo da sua cabeça e nas suas asas. “Jacuapeti” se origina da junção dos termos tupis ya’ku (jacu), a’pé (superfície) e tim (branco), significando, portanto, “jacu da superfície branca”. Peru-do-mato” é uma referência ao peru.
Alimenta-se principalmente da polpa de frutos carnosos, sendo os das palmeiras a sua principal fonte de alimento. Ela engole os frutos inteiros, retira a polpa no papo e regurgita ou defeca as sementes. Acredita-se que seja importante na dispersão de várias espécies vegetais.
É uma ave grande, medindo entre 64 e 74 centímetros de comprimento e pesando de 1,1 a 1,4 quilogramas. É fácil de identificar, pois em quase toda a sua área de ocorrência é o único Cracídeo com mancha branca na asa.
< Voltar