Jardim Polinizador recebe a primeira colônia de abelhas Mandaçaia
A implantação da primeira unidade produtiva de abelhas Mandaçaia chega ao Jardim Polinizador do Parque Ecológico Imigrantes (PEI). Para a recebe-las foi necessário aguardar a chegada da Primavera e das temperaturas mais quentes. As novas moradoras estavam sendo esperadas desde março, quando a equipe de manutenção do Parque concluiu a montagem das caixas de colmeias de abelhas.
A colônia foi instalada em uma das caixas e é constituída pelos respectivos materiais biológicos produzidos: favos, criação e reservas alimentares. Além dessa espécie, o PEI planeja obter grupos de abelhas Jataí, Uruçu, entre outras. Ao todo serão 8 caixas que formarão o Jardim Polinizador.
As flores do Jardim estão desabrochando e já é possível observar muitas abelhas se aproximando. O local e as colmeias serão uma grande atração do parque para ensinar as crianças sobre a importância de preservar as abelhas e outros insetos, já que eles são responsáveis pelo processo de polinização das plantas e essenciais para a segurança alimentar da humanidade.
Para formar novas colmeias os profissionais do PEI utilizam iscas para atrair as abelhas. Elas são compostas por garrafas PET e preparadas para capturas de abelhas sem ferrão. No bico e no interior das garrafas é introduzido um líquido atrativo feito com um feromônio − substância química mensageira associada sobretudo à sexualidade.
< Voltar