Conheça um pouco mais sobre o clima da região do parque
De acordo com o Atlas Socioambiental de São Bernardo do Campo (SBC), o clima da região onde se encontra o PEI é classificado como tropical sub-ocêanico super-úmido do reverso do Planalto Atlântico, que impacta também a área da Bacia do Reservatório Billings e entorno.
Essa região convive com outras duas unidades climáticas que ocorrem na região de SBC. São elas, o clima tropical úmido do Planalto Paulistano (corresponde à região mais urbanizada do município); e o clima tropical oceânico super-úmido, da fachada oriental do Planalto Atlântico (corresponde à escarpa da Serra do Mar).
O Atlas traz uma análise dos mapas da temperatura aparente da superfície, produzido a partir de classificações em imagens do satélite Landsat 5, em novembro de 2010, que evidencia variações da ordem de 40°C no território municipal, associada tanto às questões de relevo, existência da represa e da Serra do Mar, quanto ao uso do solo.
As imagens de satélite mostram que nas áreas urbanas da cidade, ao norte do município, a temperatura do solo atinge até 48°C, contrastando com temperaturas de 18°C nas áreas de mata ao sul e 8°C nas áreas mais frias da represa. Também é possível notar a formação de ilhas de calor, onde a temperatura é significativamente mais elevada que o entorno, em áreas industriais, totalmente impermeabilizadas e desprovidas de cobertura vegetal.
No entanto, o Atlas salienta que não existem estudos climatológicos detalhados sobre SBC e, por isso, essas classificações podem ser obtidas a partir de uma analogia com estudos realizados para o município de São Paulo, que possui características bastante similares.
< Voltar