Blog Educação Ambiental, Acessibilidade
e Inclusão Social

< Voltar

Jovens do Rotary interagem com a Mata Atlântica

O contato com a natureza é uma das principais formas de chamar a atenção de jovens sobre a importância da preservação e conservação das florestas como a Mata Atlântica. No mês de agosto um grupo da juventude do Rotary Club São Bernardo do Campo Novo Horizonte, teve a oportunidade de visitar o PEI. O clube, entre outras atividades, trabalha a inclusão social por meio da educação e de projetos de economia criativa.

“A visita ao PEI foi extremamente importante, tanto para os nossos jovens conheceram o parque − tão próximo da casa deles – como para sabermos das condições de acessibilidade do local. Ou seja, um espaço onde é possível convidar toda a família para ter um momento próximo da natureza em um ambiente onde ela é a protagonista”, explica Mariana Gambini, presidente do Club Novo Horizonte.

A visita dos jovens foi acompanhada pela jovem intercambista da Alemanha, Katharina Frey. “O fato de termos ela conosco, neste dia, serviu para deixar o passeio ainda mais atrativo, pois os jovens do nosso grupo se esforçaram para explicar tudo o que os guias explanavam. Foi uma verdadeira aula de meio ambiente e de brasilidade”, ressaltou Gambini.

O Rotary Club Novo Horizonte possui colaboração com as Hortas Urbanas da cidade de SBC, em parceria com o projeto Associação Global de Desenvolvimento Sustentado (AGDS) onde as famílias podem utilizar terrenos da cidade para plantar alimentos para consumo próprio ou para obtenção de renda. Além disso, o clube trabalha em um projeto de corte e costura para mulheres da comunidade, para que possam contribuir na renda familiar. A ideia é gerar empoderamento feminino e evitar que elas sejam vítimas de violência.

Sobre a importância da educação ambiental para os jovens, Gambini acredita ser fundamental para que conheçam o real impacto da destruição do meio ambiente causada pelo homem. “Eles é que serão os mais atingidos, como já podemos observar Brasil afora, o tanto de prejuízos ao meio ambiente que causamos. Se não agirmos hoje, infelizmente, o meio ambiente sofrerá cada vez mais e as novas gerações pagarão a conta”.

< Voltar