Blog Educação Ambiental, Acessibilidade
e Inclusão Social

< Voltar

Levantamento de espécies

A fauna e flora do PEI estão em pleno processo de reestruturação. Uma forma de avaliar como está sendo a evolução da preservação do local é fazer o levantamento de espécies animais que frequentam o ambiente. E esse trabalho começa a ser desenvolvido pelo monitor Davi de Aquino Costa, formado em Biologia, que todos os meses, desde o final do ano passado, instala em diferentes pontos uma câmera armadilha (trap) que já registrou a presença de macacos, antas, quatis, tatus, aves, cobras e outros animais.

“O trabalho consiste em iniciar a estruturação de uma base de informações e de registros que poderá ser utilizada para fazer o levantamento oficial das espécies animais que ocorrem nessa região de Mata Atlântica”, explica Costa. O objetivo da iniciativa é transformar essas informações em conteúdos para escolas e contribuir com a educação ambiental de crianças e jovens.  “A ideia surgiu da necessidade de termos uma noção básica da fauna que está presente no parque”, ressalta Costa.

Entre as atividades que ele desenvolve está a ronda de observação das trilhas, principalmente as que não são para visitantes; e observar possíveis alterações na flora, como queda ou derrubada de árvores, pegadas de bichos e até mesmo a ocorrência de invasão de caçadores. A ideia é cuidar de todos aspectos físicos do PEI.

“Com essas informações será feito um catálogo que estará disponível aos monitores para consulta e material de apoio sobre educação ambiental para os visitantes”, finaliza Costa

< Voltar