
Mariposas, as damas da noite
Lepidoptera é o nome científico das mariposas. Derivado do grego, significa “asa com escamas”. São as escamas que dão às mariposas as cores e desenhos pelos quais são conhecidas. No Brasil, mais de 5 000 espécies já foram descritas. Ao todo, são estimadas 180 000 espécies de lepidópteros, distribuídas em 34 superfamílias e 130 famílias.
A ordem Lepidoptera apresenta muitas características comuns a outros insetos. O corpo dos indivíduos é dividido em três tagmas (cabeça, tórax e abdômen), seis pernas articuladas terminadas por uma garra, dois olhos compostos e quatro asas relativamente grandes.
As mariposas possuem uma grande variedade de tamanhos, cores e padrões. Algumas espécies apresentam-se discretas para se esconderem de predadores, enquanto outras apresentam cores vivas que podem servir como aviso sobre sua toxicidade.
As antenas geralmente têm formato de pena, o que faz a diferença das borboletas, que possuem antenas finas e com pontas arredondadas.
O estágio larval é a principal, e muitas vezes a única, fase de alimentação do ciclo de vida, na qual o animal ingere grande quantidade de alimento para as próximas fases da vida. A maioria das larvas muda quatro a cinco vezes à medida que crescem, desfazendo o seu exoesqueleto, num processo conhecido como ecdise.
A maioria das larvas sintetiza fios de seda que conferem aderência ao substrato. A seda também é usada na construção de ninhos e abrigo que protegem a larva de predadores.
Diferença entre borboletas e mariposas
Borboletas e mariposas apresentam diferenças na aparência, hábitos e desenvolvimento. As borboletas têm abdômen afinado e antenas clavadas, enquanto as mariposas têm corpo mais avantajado e antenas filiformes ou plumosas.
As borboletas têm cores mais vivas, como azul e amarelo, enquanto as mariposas têm cores mais amarronzadas. As borboletas são diurnas, enquanto as mariposas são noturnas.
As mariposas se deslocam no ar usando a luminosidade lunar e artificial. As lagartas de borboletas se envolvem em uma crisálida, enquanto as lagartas de mariposas tecem um casulo de seda.
Mariposas – Fotomontagem VGR
< Voltar