Blog Educação Ambiental, Acessibilidade
e Inclusão Social

< Voltar

Mata Atlântica é uma das Reservas da Biosfera

Em 1990, parte da Mata Atlântica, cerca de 5 mil quilômetros ao longo da costa brasileira, com área de 290 mil quilômetros quadrados, foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como uma Reserva da Biosfera. Sabe o que isso significa? Vamos entender a importância dessa classificação.

De acordo como o Ministério do Meio Ambiente (MMA), as Reservas da Biosfera são um instrumento de conservação que favorece a descoberta de soluções para problemas como o desmatamento das florestas tropicais, a desertificação, a poluição atmosférica, o efeito estufa, entre outros.

A Reserva privilegia o uso sustentável dos recursos naturais nas áreas assim protegidas e tem por objetivo promover o conhecimento, a prática e os valores humanos para implementar as relações entre as populações e o meio ambiente em todo o planeta. Diretrizes que se alinham com as práticas promovidas pelo Parque Ecológico Imigrantes, localizado em área remanescente de Mata Atlântica no início do planalto e extensão da Serra do Mar, em São Paulo.

Cada Reserva da Biosfera, segundo a definição da Unesco, é uma coleção representativa dos ecossistemas característicos da região onde se estabelece. Terrestre ou marinha busca otimizar a convivência homem-natureza em projetos que se norteiam pela preservação dos ambientes significativos, pela convivência com áreas que lhe são vizinhas, pelo uso sustentável de seus recursos.

Criadas pela entidade em 1972, as Reservas da Biosfera, espalhadas hoje por cerca de 120 países, com 669 unidades, têm como base o programa “O Homem e a Biosfera” (MAB – Unesco), desenvolvido com o Pnuma – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, com a UICN – União Internacional para a Conservação da Natureza e com agências internacionais de desenvolvimento.

Após essa classificação, a Mata Atlântica passou a fazer parte de uma rede mundial de áreas que têm por finalidade a Pesquisa Cooperativa, a Conservação do Patrimônio Natural e Cultural e a Promoção do Desenvolvimento Sustentável.

< Voltar