
Nova comunicação visual e aplicativo
O PEI não para de trabalhar para melhor receber o público com mais interatividade e conhecimento. Uma das novidades é a nova comunicação visual que está sendo remodelada e servirá de apoio aos monitores e ao público. Serão cerca de 40 placas com informações sobre as trilhas e os principais atrativos. Outra novidade será o lançamento de um aplicativo que possibilitará aos visitantes tours virtuais e o compartilhamento das visitas por meio de vídeos repletos de referências sobre a Mata Atlântica e os biomas.
Nessa primeira fase serão instaladas 13 novas placas de comunicação com um design desenvolvido especificamente para o parque. As placas serão ilustradas com fotos e desenhos e vão trazer conteúdo sobre a fauna, flora, geografia, história, biologia e outros aspectos da Mata Atlântica e da região do entorno do PEI.
De acordo com Margarete Koga, gerente operacional, “as placas estão sendo instaladas nas entradas das trilhas e nos principais pontos atrativos por uma ordem de relevância, priorizando locais como o viveiro, a Rosa dos Ventos e pontes. Esse processo será divido em 3 partes. A ideia é facilitar o trabalho dos monitores e apoiar os visitantes a se guiarem”.
Apresentada em três formatos com tamanhos diferentes, as placas são de material 100% reciclável e reciclado com estrutura feita em madeira plástica maciça − para suportar as interferências em ambientes externos. Nas entradas das trilhas os visitantes serão recepcionados com as maiores, de 2 m de altura. A equipe de manutenção do PEI é a responsável pela instalação. E o conteúdo está sendo desenvolvido pela equipe de administração do parque com a colaboração dos monitores.
O app do PEI
O aplicativo desenvolvido para compartilhar vídeos de tours virtuais está sendo adaptado para ser utilizado no PEI e promete ser mais um atrativo para os visitantes. Com a ferramenta, o visitante poderá gravar o seu próprio passeio e publicá-lo no aplicativo em um formato repleto de dicas e novidades. Nos vídeos será possível introduzir imagens virtuais aéreas, mapas, fotos, sons e detalhes sobre as principais atrações do local.
A ideia da ferramenta, ainda em desenvolvimento, é que todos tenham acesso aos atributos de educação ambiental e possam conhecer a importância da conservação das áreas de preservação de um ecossistema tão singular como a Mata Atlântica.
< Voltar