Blog Educação Ambiental, Acessibilidade
e Inclusão Social

< Voltar

A importância de preservar e conservar os ecossistemas brasileiros

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), as queimadas na região do Pantanal brasileiro aumentaram 210% em 2020, número comparado ao mesmo período de 2019. De janeiro a setembro de 2019, foram registrados 4660 focos de incêndio. Porém, só em 2020, já foram registrados 14.489.

Levando em consideração esses fatos, o aumento do desmatamento da Amazônia nos últimos anos e as inúmeras tentativas do governo brasileiro, com declarações e iniciativas para flexibilizar aspectos das legislações ambientais, o PEI se posiciona para fazer um alerta à sociedade sobre a importância da manutenção das políticas ambientais de preservação e conservação dos ecossistemas brasileiros.

O parque entende que o país precisa mostrar ao mundo que é um exemplo na gestão das políticas de preservação do meio ambiente. Essa postura não pode abrir brecha para discussões. Precisa ser um imperativo categórico de um país que possui uma das maiores reservas naturais ainda intacta do planeta e um setor de agronegócio que é uma das maiores potências do mundo.

Portanto, o equilíbrio ambiental é fundamental para o controle do regime de chuvas, da diminuição do aquecimento do clima e outras questões climáticas tão fundamentais para produção de alimentos e derivados da agricultura e pecuária.

É consenso entre muitos especialistas de que o Brasil tem totais condições de ser um dos maiores produtores de alimentos do mundo e ainda ser considerado um dos países que melhor cuida e controla os seus ativos ambientais.

Afinal, essas características primárias são o nosso maior atributo competitivo e elevam o Brasil a ter papel fundamental e estratégico nas políticas globais de combate às mudanças climáticas e ao aquecimento global.

< Voltar