Blog Educação Ambiental, Acessibilidade
e Inclusão Social

< Voltar

Taioba, excelente fonte de vitaminas

Quando for ao PEI e visitar a trilha sensorial não deixe de observar, atrás dos bancos localizados no círculo, uma planta de folhas enormes. São as chamadas Taiobas (Xanthosoma sagittifolium). Uma hortaliça muito consumida no Brasil, principalmente nos estados da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. De tão grandes as folhas, a planta ficou conhecida como orelha de elefante. Uma espécie que chegou ao país vinda da América Central − da família das aráceas.

Reservatório de minerais, as taiobas produzem cormos − raízes que produzem brotos e são ricos em amidos.  É mais rica em vitamina A do que a cenoura, o brócolis ou espinafre. Na região Sudeste consome-se a folha enquanto, no Nordeste, é comum o consumo do rizoma (caule).

É uma excelente fonte de ferro, fósforo, cálcio, potássio e manganês. Em muitas regiões são utilizadas em substituição à couve. Mas vale destacar o perigo do consumo por engano da taioba-brava (Colocasia antiquorum Schott), uma planta tóxica, que pode fazer mal. Para o consumo da taioba mansa, recomenda-se ferver as folhas por alguns minutos e, em seguida, escorrer a água usada.

 

< Voltar