Blog Educação Ambiental, Acessibilidade
e Inclusão Social

< Voltar

Tatu-peludo tem coloração pardo-amarelada

imagem: onçafari/IUCN

Um dos animais mais importantes e característicos da fauna brasileira vive em áreas de Mata Atlântica como as do PEI, o Tatu-peludo ou papa-defunto, peba, tatu-cascudo, tatu-de-mão-amarela, tatupeva e tatupoiú. É um animal presente na América do Sul e habita savanas, florestas primárias e secundárias, cerrados, matagais e florestas decíduas.

Ocorre no leste da Bolívia, no Paraguai, na Argentina e no Brasil. Em território nacional, ocorre no Pantanal, nos Pampas, na Mata Atlântica, no Cerrado, na Caatinga e na porção leste da Amazônia.

A carapaça é de coloração pardo-amarelada que possui de 6 a 8 cintas móveis, com longos pelos esbranquiçados. Sua cabeça tem a forma de cone, achatada na parte superior. Pode medir por volta de 40 cm de comprimento de corpo, com uma cauda que varia entre 11 e 24 cm. Pesa entre 3,6 e 6,5 kg.

Possui um olfato apurado para compensar o fato de enxergar mal. Na carapaça, o tatu-peludo possui de 2 a 4 glândulas que soltam uma substância com odor característico, utilizado tanto para demarcar territórios (tocas) quanto para atrair parceiros sexuais.

É uma espécie de hábitos diurnos, porém pode apresentar atividade noturna. Tem hábitos solitários, mas pode ser visto em pequenos grupos durante a época de reprodução ou quando se alimenta de carcaças grandes. De hábitos semi-fossoriais, escava diversos buracos em campos abertos que servem de tocas. Os buracos têm em média 1,5 metro de profundidade, com o fundo em forma de “u”, espaço suficiente para o animal virar-se dentro da toca.

Curiosidade: Tatu-bola da copa do mundo

Em época de copa do mundo é impossível não lembrar do mascote brasileiro do mundial de 2014, disputado aqui no Brasil e apelidado de Fuleco. Diferente do tatupeba ou tatu-peludo, o Fuleco ou tatu-bola, bola, bolinha, tranquinha ou tatu-bola-do-nordeste só ocorre em uma região específica do país, é a única endêmica (que ocorre só nesse local), com distribuição geográfica restrita, somente na Caatinga e no Cerrado.

É chamado de bola, pois uma das suas principais características é a capacidade de se fechar na forma de uma bola ao se sentir ameaçado, o que protege as partes moles de seu corpo contra o ataque de predadores. Distingue-se também pela presença de cinco unhas nas patas anteriores, principal diferença entre Tolypeutes tricinctus e a outra espécie do mesmo gênero, a T. matacus.

Toda vez que se assusta, em vez de correr em disparada ou cavar um buraco, como outros tatus, o bola se enrola em uma dura carapaça. O que ao longo da evolução foi uma excelente estratégia para evitar a maioria dos predadores.

< Voltar