Blog Educação Ambiental, Acessibilidade
e Inclusão Social

< Voltar

Urutau, a ave mãe da lua

Foto: César Evaristo

Urutau, nome desse pássaro que é um mestre da camuflagem. Uma ave que enxerga de olhos fechados, graças às pequenas fendas nas pálpebras. Com olhos mágicos, a Urutau (Nyctibius Griseus) é uma ave da ordem Nyctibiiformes, presente em quase todos as regiões do país. Ela possui um canto bastante característico. Considerado, por muitos, como melancólico e assustador.

Insetívora e de hábito noturno, a Urutau é chamada por muitos de mãe da lua, pelo seu canto comprido e que se assemelha ao choro de criança. O nome urutau é tupi e significa “ave fantasma”, que possui uma das vocalizações mais impressionantes da fauna brasileira. Algo que inspira histórias, crenças e lendas da cultura nacional. O canto se dá em épocas de reprodução e acasalamento.

Parente dos curiangos e bacuraus, escolhe as árvores que possuem os galhos com cores e texturas parecidas com a sua plumagem. Costuma ficar parado com os olhos fechados e corpo ereto durante todo o dia. Parece uma extensão do galho. Um mestre do disfarce. Possui plumagem cinza, mesclada com branco e marrom; e grandes olhos amarelos, fundamentais para caçar besouros, libélulas e mariposas.

< Voltar