Monitores aprimoram conhecimento em ESG
Foto: Davi Costa
Temas como eventos climáticos extremos, Rio 92, protocolo de Kioto, gases de efeito estufa, pegada de carbono e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), foram abordados em um curso de três dias sobre ESG (Governança ambiental, social e corporativa), realizado pela consultoria Smart ESG e ministrado aos monitores do PEI.
O objetivo da ação foi mostrar para a equipe a importância dos projetos que o parque realiza, incluindo o trabalho que será realizado com a implantação do novo viveiro de mudas e as atividades de manejo florestal que serão implantadas, no contexto das práticas ESG e dos ODS.
Esse programa de formação dos monitores tem ligação direta com as atividades do PEI incluindo o novo projeto de mudas que será desenvolvido, explica Davi Costa, supervisor administrativo. “Nos três encontros pudemos aprimorar os conhecimentos sobre Sustentabilidade Ambiental, Responsabilidade Social, Governança Corporativa e Gerenciamento de Riscos, entre outros aspectos.
Segundo a apresentação da Smart ESG, “existe uma demanda global de ESG e de iniciativas que viabilizem resultados práticos e significativos para o meio ambiente e a sociedade. Sendo assim, as empresas com boas práticas ESG passam a ter maior valor de mercado, pois correm menos riscos de enfrentarem problemas jurídicos, trabalhistas, fraudes e de sofrerem ações por impactos ao meio ambiente”.
Estima-se, também, “que a agenda ESG deva atrair US$ 53 trilhões em investimentos até 2025. Ou seja, além de ser uma tendência, a adequação ao ESG passa a ser cada vez mais um pré-requisito de competitividade.
< Voltar