Blog Educação Ambiental, Acessibilidade
e Inclusão Social

< Voltar

Paisagem muda e região do parque é impactada

O inverno de 2021 tem mudado a paisagem do Parque Ecológico Imigrantes. A alternância de temperatura entre picos de bastante calor e frio têm chamado a atenção de quem frequenta a região do parque. Semanas com fortes geadas, baixas temperaturas, chuva e neblina geraram baixíssima visibilidade na Rodovia dos Imigrantes. Porém, em pouco tempo o cenário mudou completamente e a região tem sido impactada com o forte calor e seca, o que diminui o nível da Represa Billings e aumenta a possibilidade de incêndios florestais.

São eventos climáticos extremos como esses que chamam a atenção dos pesquisadores e colocam à prova a capacidade de resiliência do planeta em resistir aos impactos das ações humanas. “Há algumas semanas a passarela elevada amanheceu coberta de gelo e com um visual que nunca havíamos presenciado”, ressalta o coordenador dos monitores do PEI, Wollen Dias Barbosa. Nos últimos dias a temperatura na região chegou a alcançar os 33°.

Um exemplo sobre como esses fenômenos climáticos têm sido cada vez mais impactantes ocorreu no dia 14 de agosto onde uma simples chuva ligou o alerta para pesquisadores que estudam as mudanças climáticas no mundo todo.

A precipitação ocorreu no chamado Pico da Groenlândia, em uma região do Ártico, localizada a 3216 metros de altitude e que convive com temperatura abaixo de zero quase o tempo todo. O evento chamou a atenção dos pesquisadores da estação Summit, da agência americana National Science Foundation, que monitora o clima nesta parte do planeta. Por essas características a região não apresenta condições atmosféricas para gerar precipitação e não havia nenhum registro na história de chuva no local. Na verdade é que ninguém sabe quando foi a última vez que choveu nesta área remota da Terra.

O Aquecimento Global e o Efeito Estufa (GEE), entre outros eventos, podem ser as causas para que as mudanças climáticas extremas estejam ocorrendo. Esses fenômenos impactam diretamente no aumento da temperatura média dos oceanos e da camada de ar próxima à superfície da Terra.

Fatos esses que estão ligados ao aumento das emissões de gases na atmosfera que causam o efeito estufa, principalmente o dióxido de carbono (CO2). O efeito estufa corresponde a uma camada de gases que cobre a superfície da terra composta, principalmente, por gás carbônico (CO²), metano (CH4), N²O (óxido nitroso) e vapor d´água. É um fenômeno natural fundamental para manutenção da vida na Terra, pois sem ela o planeta poderia se tornar muito frio, inviabilizando a sobrevivência de diversas espécies.

< Voltar