
Araçari-banana vive em grupos pequenos
Foto: Renato Martins
Encontrado em regiões de Mata Atlântica, como as do PEI, no sudeste do Brasil, o araçari-banana (Pteroglossus bailloni) se alimenta de frutos do palmito-juçara, de embaúbas, figueiras e de ovos e filhotes de outros pássaros. Vive em pares ou em grupos de até sete indivíduos.
Sua coloração se caracteriza pelo amarelo-açafrão e pelo verde-oliva e a base de seu bico é azul acinzentado, cuja extremidade é verde amarelada. Mede entre 35 e 39 centímetros de comprimento. Nos arredores dos olhos, a espécie não possui penugem e se destaca pela pele vermelha. O macho é maior que a fêmea.
Quando vai se reproduzir o macho realiza um cortejo à fêmea e geralmente bica a face da parceira. As fêmeas constroem seus ninhos para a reprodução em cavidades ou buracos de árvores, até mesmo aproveitando os ninhos de pica-paus, ou em cupinzeiros; onde colocam de dois a quatro ovos. Geralmente o ninho é feito em ocos de árvores. A fêmea põe cerca de três ovos e o casal divide as tarefas desde a incubação.
Antes e durante as cerimônias pré-cópula, o macho presenteia a fêmea com alimentos, com o cuidado parental dos filhotes realizado por ambos os sexos.
A espécie pode ser encontrada em regiões montanhosas no Espírito Santo, em Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e também na Argentina e leste do Paraguai.
< Voltar