Blog Educação Ambiental, Acessibilidade
e Inclusão Social

< Voltar

As florestas combatem o aquecimento global

A Europa registrou em 2022 o verão mais quente da história do continente. No hemisfério sul, o calor não deve chegar a esse patamar, pois estamos sob o efeito do La Niña, que deve persistir ao longo de toda a estação até o fim de 2022 ou o começo de 2023. Mas, afinal, como será o clima no verão no hemisfério sul e qual a importância de florestas como as do PEI no combate ao aquecimento global?

Quando buscamos informações meteorológicas é importante saber do papel de áreas de matas como as do PEI no contexto climático. As florestas oferecem ao planeta serviços ecossistêmicos como a regulação da qualidade do ar, do clima e das águas, assim como a vazão de rios e a umidade que vai para outras regiões da América do Sul.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (InMet) as previsões climáticas indicam que, entre dezembro deste ano e janeiro de 2023, as chuvas podem ficar próximas ou acima da média no Norte, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Já na Região Sul, no centro-sul do Mato Grosso do Sul e em parte do interior de São Paulo, a tendência é de chuvas abaixo da média no mesmo período. Nas demais áreas, a previsão indica chuvas dentro da normalidade.

As florestas sequestram gases de efeito estufa da atmosfera conforme crescem as árvores e removem CO2. Assim, acumulam o carbono sob a forma de biomassa e devolvem oxigênio para o ambiente. Por isso, são essenciais ao combate às mudanças climáticas.

Apesar da devastação, a Mata Atlântica é um dos biomas mais biodiversos do mundo, com cerca de 261 espécies de mamíferos, 200 de répteis, 370 de anfíbios, 350 de peixes, 849 espécies de aves e 20 mil espécies vegetais. Muitas são endêmicas, ou seja, encontradas apenas na Mata Atlântica, incluindo: 39% dos mamíferos, 49% dos anfíbios, 19% das aves, 55% das espécies arbóreas e 40% das não arbóreas.

Quando visitar o PEI é importante pensar que todos aqueles elementos naturais não estão isolados, sem conexão com as pessoas que moram em outras cidades ou regiões do país e do continente. A Mata Atlântica da Serra do Mar de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Santa Catarina exerce importante influência na diminuição ou aumento da temperatura do continente.

A floresta é importante para a proteção do solo e de nascentes e cursos d’água, bem como para a regulação do ciclo hidrológico, contribuindo com a água utilizada não apenas no consumo, mas também na produção agrícola, nas cidades e na indústria.

< Voltar