Blog Educação Ambiental, Acessibilidade
e Inclusão Social

< Voltar

Beija-Flor-Rajado, o maior da Mata Atlântica

Foto: Rudimar Narciso Cipriani

Os beija-flores são pássaros bastante comuns para aqueles que vivem em diferentes regiões do Brasil e em outros países das Américas. Mas, entre as 84 espécies presentes no território brasileiro, uma se destaca na Mata Atlântica: o beija-flor-rajado (Ramphodon naevius). Considerada a maior espécie de beija-flor do bioma ele vive no interior das florestas e, por causa da perda de habitat, está próximo de entrar na classificação de perigo de extinção.

O beija-flor-rajado é grande mesmo, para espécie − um dos maiores do mundo − e chega a medir entre 14 e 16 centímetros. Pode pesar entre 5 e 9 gramas e possui uma coloração amarronzada e um marcante pescoço laranja. Alimenta-se de artrópodes (insetos como mosquitos, borrachudos e aranhas), que constituem a fonte de proteínas da dieta dos jovens.

A ave é um dos principais agentes polinizadores da natureza e obtém os açúcares da dieta por meio do néctar de bromélias. Como outros beija-flores, são sensíveis a cores e atraídos por flores e objetos coloridos (geralmente rosa, vermelho, amarelo etc). Chegam a visitar mais de 200 flores por dia. Uma maravilha da natureza.

< Voltar