Blog Educação Ambiental, Acessibilidade
e Inclusão Social

< Voltar

Colmeias no Jardim Polinizador

As abelhas e outros insetos são responsáveis pelo processo de polinização das plantas e por esse motivo são essenciais para a segurança alimentar da humanidade. Para contribuir com o reestabelecimento da população de abelhas nativas na região, o PEI criou o projeto Jardim Polinizador. A equipe do parque acaba de concluir a implantação das caixas que serão futuras colmeias de abelhas Jataí, Mandaçaia, Uruçu, entre outras.

Além do colorido das flores que deixa o local cada dia mais bonito, de acordo com Margarete Koga, gerente operacional, os próximos passos serão instalar as iscas que atrairão as abelhas para colonizarem as colmeias. “As flores estão lindas e já é possível observar muitas abelhas se aproximando. O jardim e as colmeias serão uma grande atração do parque para ensinarmos as crianças sobre a importância de preservar os insetos”.

Ao todo são 8 caixas que formarão as colônias. As iscas que serão utilizadas são compostas por garrafas PET e preparadas para capturas de abelhas sem ferrão. No bico e no interior das garrafas é introduzido um líquido atrativo feito com um feromônio − substância química mensageira associada sobretudo à sexualidade. O feromônio nada mais é que o hormônio secretado pelos animais com o intuito principal de atrair o parceiro para reprodução ou para adquirir alimento.

< Voltar