Blog Educação Ambiental, Acessibilidade
e Inclusão Social

< Voltar

Verão: cuidados com o meio ambiente

Sair para aproveitar as férias de verão é momento do ano que todos esperam e um dos destinos mais procurados são as praias. Para isso, é importante seguirmos práticas simples que tornam o passeio uma atividade prazerosa sem deixar de lado os cuidados com o meio ambiente. Pois é possível viajar e preservar a natureza. Veja o que você pode fazer para abraçar propostas assim durante suas férias.

Se hidrate bem. Durante o verão, é essencial realizar uma boa hidratação, pois a falta de água pode causar diversos problemas, como tonturas, enjoos e outras condições. Tenha à mão sua própria garrafinha de água mineral, ao invés de comprar várias ao longo do caminho.

Tenha uma alimentação saudável. Vale ressaltar que uma dieta equilibrada deve proporcionar uma melhor qualidade de vida não só no verão, mas também em sua rotina diária. Para enfrentar altas sensações térmicas, os nutricionistas costumam recomendar alimentos leves.

Na sua mala de viagem priorize peças que não precisam passar ferros. Coloque roupas de materiais que não se amassam facilmente.

No banheiro do hotel ou do local que irá se hospedar, tente fazer de tudo para não desperdiçar. Faça banhos curtos e aproveite a água gelada para economizar a energia.

Recolha sempre seu lixo. Ande com uma sacolinha para depositar todo lixo que produzir. E no final, procure um coletor público para fazer o descarte adequado. Se não encontrar leve até o local de sua hospedagem e lá dê a destinação certa.

Para visitar os pontos turísticos, utilize o transporte público ou faça caminhadas. Assim não contribuirá com a poluição do ar, e será menos um automóvel na rua.

Evite levar seu pet a trilhas e praias. Em grande parte das cidades, é proibido a presença de animais nesses locais, pois suas fezes podem transmitir doenças aos humanos. Mas, verifique se onde você estiver é permitido ou não. Tenha em mente que ele deve estar com os exames em dia, recolha suas fezes e coloque-o na coleira para evitar incidentes.

Procure sempre adquirir produtos em embalagens recicláveis. Elas economizam energia elétrica, poluem menos e utilizam menos recursos naturais não renováveis para a sua fabricação;

Prefira usar produtos não tóxicos e biodegradáveis. Alguns ingredientes de filtros solares podem conter substâncias prejudiciais aos corais, por exemplo, seres vitais para a manutenção dos oceanos. Fiquem de olho nas informações das embalagens.

Preserve o Meio Ambiente, ele é a sua casa!

Condições nas estradas

Antes de sair de viagem para o litoral de São Paulo não esqueça de consultar as condições nas rodovias do Sistema Anchieta-Imigrantes. A Ecovias, concessionária que administra o trecho informa como serão as operações e quais pistas estarão sendo usadas tanto para as subidas como para as descidas. Informações: (https://www.ecovias.com.br)

Bichos e flora na Mata Atlântica

No verão o clima da Mata Atlântica, que se que se inicia em 21 de dezembro e vai até 20 de março de 2023, é o momento quando os insetos como os mosquitos e moscas se reproduzem e se desenvolvem com mais facilidade, quando as fêmeas colocam de 200 a 400 ovos por gestação, precisando de mais sangue para que os ovos se desenvolvam. Mas um dos insetos mais curiosos do clima quente é a Cigarra, que passa a maior parte de sua vida enterrada e só emerge durante os meses de calor, quando anuncia sua cantoria. Já as cobras, lagartos e aranhas começam a sair de suas tocam e passam a ser mais vistos, como o teiú, que é quando começa a demarcar território e inicia o processo de reprodução. Sem falar dos sapos, que são mais ativos durante o verão, à noite, quando estão se reproduzindo e procurando por comida.

Na flora, as árvores mais conhecidas que florescem durante a estação são a sibipiruna, a aleluia ou fedegoso, de flores amarelas abundantes, e a tibuchina, com florada em rosa ou roxo. Dentre as trepadeiras, com suas cores vibrantes, estão a alamanda amarela, a trombeta-chinesa, de laranja rosado, e o amor-agarradinho, com flores cor-de-rosa claro e brancas, bem perfumadas.

< Voltar