Blog Educação Ambiental, Acessibilidade
e Inclusão Social

< Voltar

Dia Mundial da Água: a importância de cuidar de recurso tão valioso

Data de extrema importância para lembrarmos de um recurso natural fundamental para a sobrevivência humana, 22 de março é quando comemoramos o Dia Mundial da Água.  No Parque Ecológico Imigrantes, o mapa da hidrografia do terreno mostra cerca de sete cursos d’água que descem o seu relevo em busca da Represa Billings. Os lagos artificiais irrigados com o reaproveitamento da água da chuva, são os símbolos do parque para lembrar aos visitantes sobre a importância de cuidar desse recurso tão precioso e cada vez mais escasso.

Foto Atlas Socioambiental de SBC

De acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) das Nações Unidas, que lançou no dia 28 de fevereiro o segundo volume do seu sexto relatório − uma publicação assinada por 270 autores, que traz a revisão de 34 mil artigos científicos −, em todo o mundo 7,8 bilhões de pessoas enfrentarão algum tipo de escassez de água desencadeada por fatores climáticos, prejudicando atividades como agricultura, pesca e geração de energia elétrica.

No Brasil, as mudanças no padrão de chuvas são um dos maiores fatores de risco. Entre os cenários traçados pelo relatório, caso as emissões de gases de efeito estufa se mantenham em alta, está prevista uma queda de 22% na precipitação média no Brasil ao longo do século − mesmo índice esperado para a região Nordeste no país, que já sofre com a escassez de chuvas.

Foto Atlas Socioambiental de SBC

As mudanças climáticas ligadas ao estresse hídrico já são responsáveis por secas na Amazônia. Acompanhadas de altas temperaturas, causam grande mortalidade de árvores. Um fenômeno que vem ocorrendo de forma mais acentuada nos últimos dez anos.

 

< Voltar