Blog Educação Ambiental, Acessibilidade
e Inclusão Social

< Voltar

Monitores identificam quatro espécies de louva-a-deus

Predadores agressivos, que caçam principalmente insetos como moscas, mariposas, borboletas, grilos e gafanhotos, além de lagartos, pequenos pássaros e até pequenos mamíferos, os louva-a-deus estão em momento de atividade no Parque Ecológico Imigrantes, foi o que identificou os monitores ambientais que atuam no local.

De acordo com Davi Costa, supervisor administrativo do parque, e que é biólogo de formação, “trata-se de um inseto muito ágil e já encontramos pelos menos umas 4 espécies diferentes no parque. É muito curioso observá-lo predando pois ele é bem agressivo ao caçar, porém, é dócil no contato com pessoas”, explica.

A espécie mais conhecida é de coloração verde, mas há grande variedade de formas e cores dentro do grupo, geralmente associados às estratégias de camuflagem e à mimetização em flores, folhas secas, galhos, musgos, troncos e até pedras.

“É válido lembrar que esse inseto ajuda no controle de outros insetos indesejados e, portanto, é bom tê-los por perto”, ressalta, Costa. Os estudos indicam que existem cerca de 2 400 espécies, 430 gêneros e 15 famílias, a maioria dos quais em ambiente tropical e subtropical como a Mata Atlântica.

Os louva-a-deus são considerados muito bem-vindos pelos amantes da jardinagem e da agricultura biológica, uma vez que, na ausência de pesticidas, são um fator importante no controle de pragas de jardim.

< Voltar