Blog Educação Ambiental, Acessibilidade
e Inclusão Social

< Voltar

Você sabia que a baunilha é uma orquídea?

foto: Malcolm Manners/Flickr

A variedade de orquídeas que ocorrem no Parque Ecológico Imigrantes já foi tema de algumas matérias do Informativo. Inclusive, uma delas, abordou o Guia do Monitor, um inventário de espécies de orquídeas que habitam a Mata Atlântica do parque. Mas uma delas, muito famosa – não só por sua beleza mas, também, por seu sabor e aroma – e utilizada na culinária do mundo todo é a baunilha ou a Vanilla planifolia.

A espécie conhecida por Vanilla Paulista é uma planta descoberta recentemente e descrita pelo biólogo Cláudio Nicoletti de Fraga. Junto a essa espécie o pesquisador descreveu também a Vanilla Capixaba, que ocorre no estado do Espírito Santo. O artigo onde ele relatou as espécies contou com a colaboração dos pesquisadores Dayvid Couto e Emerson Pansarin.

Recentemente, o programa Globo Rural, da Rede Globo, exibiu uma reportagem mostrando que pesquisadores estudam as variedades nativas de baunilha no Cerrado com a ideia de gerar fonte de renda para os produtores rurais. No Brasil, essas orquídeas − as únicas comestíveis e que dão uma fava recheada de grãos escuros,  responsáveis pelo sabor e aroma da baunilha −,  ainda são pouco exploradas na produção agrícola.

A baunilha é do gênero das trepadeiras. A Orchidaceae, que é a mais consumida do mundo, é nativa do México. Além da culinária, os grãos escuros são muito utilizados na área de cosméticos e perfumaria. O continente africano é o que mais produz baunilha, com destaque para a Ilha de Madagascar.

Um dos produtos mais consumidos no planeta, a baunilha é um dos mais caros. Um quilo já chegou a custar mais de 500 dólares. Segundo o portal Botânica Ipê, na natureza existe apenas um tipo de abelha capaz de polinizar a baunilha, a abelha Euglossini. Trata-se de um tipo de abelha de cor metalizada (em geral verde, azul ou multicor) que costuma passar a maior parte da sua vida sozinha, se juntando a outras abelhas apenas para acasalar.

< Voltar