Blog Educação Ambiental, Acessibilidade
e Inclusão Social

< Voltar

Fechado com a saúde e de acordo com os protocolos

Uma das crises sanitárias mais graves da história da humanidade obrigou a paralisação de quase todos os setores da sociedade. No Brasil, os números da pandemia da Covid-19 continuam a bater recordes e parecem estar alcançando o auge. O PEI, nesse contexto, optou desde o início da pandemia em seguir os protocolos e orientações estabelecidos pelo Governo do Estado de S. Paulo e, por enquanto, sem previsão, não existe qualquer medida anunciada para reabertura de parques públicos ou privados.

Esse processo precisa ser muito bem avaliado para que o retorno se dê considerando, em primeiro lugar, a saúde da população. Mesmo assim, o PEI aproveita a paralisação para se preparar e adaptar a estrutura para a nova realidade. Para isso, preparou o Plano de Retomada da Pandemia.

De acordo com Margarete Koga, gerente operacional do PEI, o local recebe pessoas de diferentes localidades e “devemos ter todos os cuidados para que o espaço não se seja foco de contaminações. Para isso, uma das medidas que a serem tomadas é a redução do número de visitantes por dia. Ao invés de 50 pessoas, receberemos a metade. E os passeios serão em grupo de 5 pessoas acompanhados por um monitor”, explica.

Entre as ações implantadas, o parque instalou pedais nas pias do banheiro para o acionamento das torneiras, evitando o toque dos utensílios com as mãos; totens com pedal para acionamento do dispositivo de álcool em gel; e sinalizações no chão que marcam o distanciamento social necessário. O uso de máscaras passa a ser obrigatório e as visitas feitas por grupos só serão autorizadas mediante assinatura de termo de responsabilidade sobre práticas de prevenção de contágio durante o percurso até o parque.

Enquanto os espaços privados, como o PEI, buscam soluções para atender ao público com toda segurança e garantia de qualidade sanitária para a retomada, o coordenador do Centro de Contingência Covid-19 do Governo do Estado de S. Paulo, Carlos Carvalho, disse que já recebeu solicitações e que uma decisão deve sair em breve. “O comitê recebeu solicitações e estamos revendo a possibilidade de alguns parques públicos abrirem, mas irá depender das condições de segurança em termos de distanciamento e contato. Isso está sendo estudado e devemos trazer uma posição em breve”, afirmou.

 Panorama da Covid-19 na região do PEI

De acordo com dados divulgados pela Central Coronavírus SBC, da Prefeitura de São Bernardo do Campo, atualizados no dia 22/6, e que dão o panorama da pandemia de coronavírus nos bairros da cidade, a zona rural − que compreende o local onde está localizado o PEI − registrou 64 casos confirmados de contaminação pelo vírus. Desse número, 19 foram no bairro Tatetos, 17 no Santa Cruz, 13 no Varginha, 9 no Curucutu, 4 no Capivari e 2 no Taquacetuba.

Ao todo, a cidade de SBC registrou 307 mortes. Sendo 128 pessoas do sexo feminino, 42%; e 179 do sexo masculino, 58%. Os mortos com mais de 60 anos somaram 219 pessoas. Os óbitos na faixa etária entre 51 e 60 anos somaram 47 indivíduos.

Hoje, a ocupação de leitos públicos da Rede Municipal de Saúde, por causa da pandemia, registra 298 internações, entre confirmados e suspeitos. Dos leitos de UTI para atendimento da Covid-19, 77% estão ocupados. Já os leitos de enfermaria registram ocupação de 50%.

 

< Voltar