Blog Educação Ambiental, Acessibilidade
e Inclusão Social

< Voltar

Projeto investiga distribuição de abelhas e vespas

Um projeto que visa investigar a distribuição de abelhas e vespas no ambiente de Mata Atlântica está sendo desenvolvido no PEI. Trata-se do mestrado da aluna Juliana Abud Quagliano, orientada pelos professores Thomas Püttker e Fabiana Elaine Casarin dos Santos. Para isso, foram instaladas 120 armadilhas de pratos para a captura de exemplares, que serão identificados com o objetivo de gerar informações sobre o número e a identidade das espécies presentes na região.

O processo ocorre no âmbito da parceria entre a Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema, e o PEI. De acordo com o professor Püttker, os insetos possuem diversas funções em um ecossistema, “como, por exemplo, o de ser um elemento essencial em cadeias alimentares de animais como répteis, anfíbios e aves, além de ser predadores de plantas e de outros insetos”, ressalta o pesquisador.

São indispensáveis também para a reprodução de diversas plantas por serem polinizadores. O professor explica que esses insetos, ao pousarem nas flores para se alimentar do pólen ou néctar, levam os minúsculos grãos para outras flores. “As abelhas realizam a maior parte da polinização de um ecossistema, mas outros insetos como as vespas também realizam esse papel”, pontua Püttker.

Com esse conhecimento será possível realizar estimativas de quais e quantas abelhas e vespas estão presentes em determinadas regiões do parque e quais condições do ambiente beneficiam a sua presença ou ausência. Os resultados fornecem informações valiosas sobre as espécies e a saúde do ecossistema. As informações podem ser aplicadas em medidas de conservação, além de ser utilizadas para educação ambiental durante as visitas.

< Voltar