Blog Educação Ambiental, Acessibilidade
e Inclusão Social

< Voltar

Quati é flagrado em visita ao PEI

O Parque Ecológico Imigrantes é o berço e a morada de milhares de espécies animais que lutam para sobreviver em um ambiente próximo a um dos maiores conglomerados urbanos do planeta, a grande São Paulo. Na região, o problema social e econômico, somado à poluição, pressiona a vida nos fragmentos de Mata Atlântica como o PEI. Mesmo assim, a vida insiste em prevalecer, em se fazer presente. Veja o caso dessa riqueza de Quati nasua nasua que costuma visitar o parque e foi flagrado pelas lentes dos celulares dos técnicos e monitores.

De acordo com Davi de Aquino Costa, monitor do PEI, é provável que seja um macho solitário. Segundo ele, os Quatis machos vivem sozinhos e só se juntam ao bando na época do acasalamento. “Mas para se juntarem ao bando, precisam se submeter às ordens das fêmeas que, como em outras espécies conhecidas, são sempre as que mandam”. As fêmeas e os filhotes (machos, até dois anos) formam grandes bandos, explica Costa.

Os Quatis são mamíferos encontrados somente na América Central e do Sul, com maior incidência em países como Panamá, Colômbia, Argentina, Uruguai e Brasil. Pode chegar até seis quilos e possui hábitos diurnos. Costuma dormir à noite em árvores, enrolado, como uma bola, para se proteger. Os grupos são grandes, formados entre quatro e 20 indivíduos.

Parente do Guaxanim, os Quatis são dóceis e se acostumam com facilidade se forem alimentados por humanos. A dieta é composta por frutas, insetos, vermes, larvas e minhocas. O período de gestação dura 11 semanas e pode nascer de dois a sete filhotes.

< Voltar