Blog Educação Ambiental, Acessibilidade
e Inclusão Social

< Voltar

Dia de Proteção às Florestas

No folclore brasileiro a figura do Curupira é representada por um espírito mágico que habita as florestas e ajuda a protegê-las da invasão e ataque de pessoas má intencionadas. É muito provável que o Curupira habite o Parque Ecológico Imigrantes e o veja como um aliado na luta pela proteção das florestas. Essa lenda inspirou a comemoração do Dia de Proteção às Florestas, que acontece sempre em 17 de julho como parte do calendário do Ministério do Meio Ambiente. Como o PEI protege uma área tão nobre de Mata Atlântica dedica essa data a todos que, como nós, respeitamos a preservação do meio ambiente.

Com uma área de 484 mil m² de mata preservada, o PEI está voltado para a concepção de projetos educativos e transformadores para promover uma nova maneira de se relacionar com a natureza. O objetivo é, por meio da educação ambiental, ampliar o número de pessoas engajadas com a que questão ambiental para ampliar o número de áreas verdes pelo país e buscar a melhoria da qualidade de vida no planeta.

De acordo com a ONU, as florestas cobrem cerca de 30% da superfície terrestre e esse bioma nos fornece água, alimento, matérias-primas e abriga mais de 300 milhões de pessoas, além de ser um lar de uma grande parcela da biodiversidade do planeta. São também as florestas as responsáveis por uma grande parcela da captura de carbono, geração de oxigênio e regulação do clima. Assim, quando preservadas, elas são nossas grandes aliadas no combate às mudanças climáticas.

Como o PEI, contribuir com a proteção das florestas requer uma série de atitudes.  Por exemplo: plante árvores nativas, elas ajudam no reflorestamento de diferentes áreas, seja na área rural, ou nas cidades; priorize alimentos orgânicos e agroflorestais, pois os sistemas agroflorestal e de plantação orgânica produzem alimento e matérias primas sem prejudicar o meio ambiente; recicle o lixo, pois a poluição está em todos os lugares e essas ações impedem que os resíduos cheguem à natureza, inclusive nas florestas, e protegem o meio ambiente como um todo, fauna e flora.

< Voltar